Programa DOLHO em Boa Vista do Buricá: Um "Baita" Resultado e Transformação Rural.
A Auriverde expandiu suas fronteiras de atuação para o do Rio Grande do Sul e além de levar confiabilidade nos negócios, profissionalismo na assistência técnica e soluções sustentáveis para seus clientes e novos cooperados, levou também seus programas sociais. E o primeiro Programa a ser desenvolvido em terras gaúchas não poderia ser outro, a não ser o Programa de Qualidade Total Rural, iniciando pelo DOLHO.
O primeiro município beneficiado foi Boa Vista do Buricá e municípios vizinhos da área de atuação desta unidade da Auriverde. Foram selecionadas as primeiras 20 famílias que formaram o grupo. A mobilização coordenada pela direção da Auriverde, contou um trabalho árduo, assertivo e comprometido da gerente Ediana Sakrezenski, os técnicos Evandro Bordignon e Ricardo Reitel, promovidos a condição de “padrinhos” do grupo, contribuíram na mobilização e na realização das fotos. Depois de um ajuste na agenda por causa das fortes chuvas que atingiram a região, assim como como todo o estado gaúcho, o Programa DOLHO de Boa Vista do Buricá iniciou em 18 de julho.
O início do Programa DOLHO, que foi conduzido pela consultora do Sebrae|RS, com a facilitadora Sílvia Busnello, foi marcado por grande expectativa e até uma certa desconfiança, pois tudo era novo e desafiador, afinal, um programa que propõe mexer com as “baguncinhas” das propriedades e ainda tirar os participantes da “zona de conforto” poderia ser muito complicado. Descartar, Organizar, Limpar, trabalhar a Higiene e Saúde e ainda trabalhar uma tal Ordem Mantida parecia ser impossível.
Mas o Método 5 S´s que veio do Japão e o Sebrae o adaptou para nossa linguagem e realidade, passando a ser o Programa DOLHO, é infalível. Assim, encontro a encontro; consultoria a consultoria; foto a foto, aliás centenas delas para o quadro antes e depois; slide a slide e muita, muita conversa e orientação, cada um dos integrantes das 20 famílias do grupo, aos poucos foram internalizando os conceitos e as práticas do programa, foram percebendo estarem diante de uma proposta real e viável, mesmo que muito desafiadora.
Aos poucos, firmes e continuamente, os participantes foram associando teoria e prática e com muitos exemplos práticos vindos de outras turmas e produtores, cada um deles conseguiu por em prática as ideias e propostas do Programa DOLHO, em suas propriedades agora chamadas empresas rurais. Se nem tudo foi feito ainda, o que foi feito, foi bem feito. O capricho e a ordem começam a fazer parte da rotina, o visual das instalações e pátios mudou. O que parecia impossível vai aos poucos acontecendo. De quebra, uma palestra com a professora Noeli para animar mais ainda e encher as mentes de otimismo e cuidados com as mentes. Afinal o DOLHO também é um programa comportamental.
Cada programa DOLHO concretiza histórias e fatos marcantes e emocionantes, verdadeiras transformações, um antes e depois que vai muito além das fotos. Mas esse grupo de Boa Vista do Buricá teve tudo isso e muito mais. No encerramento, ocorrido no dia 07 de outubro, que contou com a presença de representantes da Aurora Coop e da direção da Auriverde, percebeu-se um grupo de pessoas motivadas, realizadoras, cientes dos seus compromissos, cientes do significado e da proposta do programa DOLHO e acima de tudo com um sentimento unânime de gratidão pela oportunidade que lhes foi dada e muito bem aproveitada.
As desconfianças e a expectativas iniciais, tornaram-se em mudanças, melhorias, desafios superados e em um clima de coragem para novos desafios que certamente virão. Daniel Ferrari, vice-presidente da Cooperativa Auriverde parabenizou o grupo afirmou que: "A direção da Auriverde cumpre a sua missão quando oferece o Programa de Qualidade ao seu quadro de cooperados e há uma condição de satisfação pelos resultados que o grupo entregou”.
Marcos Lopes, da Aurora Coop falou da grande parceria institucional que forma o Encadeamento Produtivo do SEBRAE e Aurora Coop, que contempla os Programas DOLHO e QT Rural entre outros e também tem o apoio do Senar, do Sescoop do Sicredi. “Parabenizo cada um dos participantes por suas realizações neste DOLHO. Isto nos dá a certeza de que investimos de forma correta, agradeço a todos que contribuíram e ainda reforço que novas etapas serão realizadas com essas famílias”, concluiu ele.
Por parte dos participantes muitos sorrisos, muitas histórias, muitas realizações e muitas situações engraçadas, algumas delas encenadas na tradicional apresentação teatral que marca o encerramento do Programa DOLHO e a certeza de que tudo valeu a pena. Mas um depoimento muito especial, que representa bem a grandeza deste grupo e a importância do Programa DOLHO, vem do cooperado Alexandre Mário Kisiel, que gravou uma mensagem do hospital, minutos antes de uma cirurgia. Em sua mensagem, Alexandre ressaltou a importância do programa DOLHO e seus ensinamentos, agradeceu a todos pela oportunidade mostrou-se muito satisfeito com os resultados do programa DOLHO.
E em nome da coordenação dos Programas Sociais da Cooperativa Auriverde, parabenizamos e agradecemos a todos pelos resultados e satisfação incontestáveis e pela contribuição nas inúmeros ações que promoveram a realização do Programa DOLHO de Boa Vista do Buricá. Um “baita” DOLHO. Um DOLHO com a grandeza do Rio Grande do Sul.