Formatura dos JCC - Jovens Cooperativistas Catarinenses
FORMATURA DOS JOVENS COOPERATIVISTAS CATARINENSES -JCC
A formação de jovens na Cooperativa Regional Auriverde sempre foi prioridade e é um dos muitos programas sociais direcionados aos cooperados e familiares. Buscar a sucessão das lideranças na cooperativa, na família e na comunidade é o principal propósito dos programas e ações voltados aos jovens. Acontece há longa dada, desde 2008 com o marcante FOJOLICO, substituído pelo Jovem Coop e mais recente, o SESCOOP/SC, que sempre é parceiro na alocação de recursos e na definição das metodologias, apresentou o JCC, Jovens Cooperativistas Catarinenses.
E assim, desde as primeiras formações, a Auriverde, através da Coordenação de Programas Sociais, formou sete turmas na região oeste e uma no litoral sul, totalizando em torno de 240 jovens beneficiados. Os jovens egressos dos programas de formação de liderança juvenil, atuam de forma diferenciada na liderança e conselhos da Auriverde, na gestão e condução de suas propriedades e atuam também em suas comunidades. Mesmo aqueles que decidiram sair das suas propriedades, tem se destacado no desempenho nas atividades que exercem.
Para dar início a turma de 2022, a primeira com a nova proposta do JCC, Jovens Cooperativistas Catarinenses, houve uma forte ação de mobilização, já que por dois anos seguidos, houve o adiamento do início dos trabalhos da turma por conta da pandemia do Covid 19, que foi reorganizada a cada adiamento. Mesmo assim foi possível formar um grupo com 27 jovens brilhantes que aproveitaram a oportunidade de se desenvolver nos temas abordados pelo programa, evoluir na condição de ser humano e fortalecer o vínculo com a Auriverde e com o cooperativismo.
Os temas abordados foram divididos em seis módulos de 16 horas, sendo um encontro a cada 15 dias, mais um encontro de sensibilização e a formatura, totalizando 102 horas. Nos seis módulos, os jovens tiveram acesso aos seguintes assuntos: Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida; Educação Cooperativista; Gestão Rural; Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar; Liderança Juvenil Cooperativista e Comunicação e Oratória.
A formatura, realizada no dia 19 de outubro, foi um evento para marcar e celebrar o fim deste ciclo de formação. Contou a presença de familiares, dirigentes cooperativistas e professores, que assistiram uma palestra com a professora Caroline Berlanda, abordando o tema: A União e o Pertencimento Fortalecendo a Família e a Propriedade. Além disso, os jovens foram certificados, fizeram as devidas homenagens e agradecimentos e puderam celebrar com familiares e demais convidados a importante conquista.
O vice-presidente da Auriverde, Daniel Ferrari, que é apoiador incondicional da formação de jovens lideranças cooperativistas, representou a direção da Auriverde na solenidade e em sua fala resgatou a importância da cooperativa na para os seus cooperados, para sua qualidade de vida e no sucesso de suas atividades. “Tenho certeza de que estamos no caminho certo quando oferecemos a conhecimento e informação para os cooperados e familiares. São as pessoas que fazem a diferença na Auriverde, portanto a formação das pessoas é o nosso maior investimento”, conclui o dirigente.