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Escolas do Programa CooperJovem participam de Prêmio Nacional de Redação

Alunos do 4° ao 9° anos das escolas que participam do Programa CoperJovem, na área de abrangência da Cooperativa Regional Auriverde, participaram neste ano de 2016, do 10° Prêmio Nacional de Redação do Programa CooperJovem. Promovido pelo SESCOOP Nacional, o programa visa disseminar a cultura da cooperação, baseada em princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.

O concurso de redação teve como objetivo promover a reflexão junto aos alunos quanto às contribuições, sejam individuais ou coletivas, para a construção de um futuro sustentável. O tema desta edição foi “Atitudes Sustentáveis: promover ações e agir coletivamente”, dividido em Categoria I, para alunos do 4° e 5° anos e Categoria II, para alunos do 6° ao 9° anos do ensino fundamental.

O Prêmio Nacional de Redação do Programa CooperJovem reconhece publicamente as melhores produções de textos, que tem na cultura da cooperação o alicerce à pesquisa, ao hábito da leitura e aprimoramento da escrita. Esses fatores, segundo especialistas, são decisivos para o desenvolvimento individual e acesso ao conhecimento, relacionamento pessoal, sucesso escolar e para o exercício da cidadania.

Em Santa Catarina foram avaliadas pela comissão julgadora do SESCOOP/SC, um total de 285 redações, sendo 147 redações da Categoria I e 138 redações da Categoria II, de 54 escolas inscritas no Programa CooperJovem e que participaram da premiação. No estado, foram mais de 13 mil redações participantes nas duas categorias. 

Na área de atuação da Cooperativa Regional Auriverde, a Escola de Ensino Fundamental Linha Biguá, da Linha Biguá, Iraceminha e Escola de Ensino Fundamental Tupinambá, da Linha Vera Cruz, Cunha Porã, além das Escolas Municipais Núcleo Número Um de Cunha Porã e Professor Mário Xavier dos Santos da Linha São João, São Carlos, participaram com redações inscritas em ambas as categorias.

Confira os classificados em cada escola participante do concurso:

Escola de Ensino Fundamental Linha Biguá

Categoria I: Caroline Mass, Gustavo João Manica e Gustavo João Zanardi.

Categoria II: Letícia Moraes, Nectaly Both e Wellington Wagner.

Escola de Ensino Fundamental Tupinambá

Categoria I: Tiago Musskopf, Daniele Mayer e Diego Puntel.

Categoria II: Giovani Fioreze, Mateus Fritsch e Willian Soares.

Escola Municipal Professor Mário Xavier dos Santos

 Categoria I: Sofia Land, Alessandra Schoenberger e Lucas Padilha.

Categoria II: Caroline Fiuza, Fredy Heinen e Bianca Ulsenheimer.

Escola Municipal Núcleo Número Um

Categoria I: Eduarda Böer, Erica Redel e Mara da Cruz.

Categoria II: Pyetra de Valle e Tiago Zanella.

Após a avaliação pelo SESCOOP/SC, foram escolhidas as 10 redações que representaram o estado a nível nacional e dentre as escolhidas estava a redação da aluna Caroline Mass, do 5° ano da Escola de Ensino Fundamental Linha Biguá, do município de Iraceminha, que teve a colaboração da Professora Vanessa Daiane Rauber.

Para a Coordenadora do Programa CooperJovem Larissa Ramm Dessoy, o concurso nacional de redação é uma oportunidade que proporciona o estudo sobre a cultura da cooperação, promove o debate e a reflexão sobre as contribuições individuais e coletivas para a construção de um futuro mais sustentável.

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