ENCERRAMENTO QT RURAL EM RIO FORTUNA
No dia 23 de outubro aconteceu o encerramento do Programa QT Rural da turma composta por sócios da Cooperativa Auriverde de Armazém e Rio Fortuna. O QT Rural faz parte do Encadeamento Produtivo da Aurora e Sebrae e tem como objetivo de implantar as Ferramentas da Qualidade Total. Depois de participar de participar do Programa DOLHO, o grupo de cooperados teve acesso a diversas ferramentas da qualidade como a metodologia de solução de problemas, a gerência de processos, os indicadores da qualidade, gestão financeira, gerenciamento de custos e além disso conheceu todos os critérios da qualidade, divididos em 11 encontros e 7 consultorias realizadas nas empresas rurais.
Este importante evento que marca o cumprimento de uma etapa muito importante, dedicado as famílias participantes, contou com a presença de membros das equipes técnica e gerencial e da diretoria. Cleverson Storch, Gestor da Auriverde na região litoral sul, fez a abertura do evento e em sua fala enalteceu a importância do programa pois o mesmo leva conhecimento, evolução as empresas rurais e propõe a evolução de cada uma delas ruam a excelência nos resultados e na melhoria da qualidade de vida.
O ponto alto do encontro foram as apresentações dos resultados de cada participante, nas quais, cada um dos cooperados pode apresentar a aplicação prática do que aprendeu e ainda mostrar dados gerenciais de suas empresas rurais que, mesmo neste período inicial de implantação do programa, bons resultados aparecem e há uma nítida mudança na forma de gerenciar a empresa rural. Todas as apresentações mostraram que grande evolução nos resultados de suas empresas rurais.
Com a implantação da qualidade total não se permite mais os achismos. O planejamento passa a fazer parte da rotina e a medição e o controle dos processos são o meio para busca da solução dos problemas, da melhoria contínua dos resultados técnicos e econômicos e qualidade de vida das pessoas. E acima de tudo, os programas DOLHO e QT Rural promovem uma verdadeira mudança comportamental e as mudanças são profundas e duradouras.
Joel José Pinto, coordenador do Programa Encadeamento Produtivo junto a Aurora Coop e Sebrae fez questão de ouvir e interagir com cada um dos participantes, observando que a implantação da metodologia traz benefícios de imediato e os resultados apresentados foram muito bons, mas existe margem para muitas melhorias e a consolidação do QT Rural acontece a médio e longo prazos, mas seus benefícios são duradouros.
O coordenador de Programas Sociais da Auriverde, Amarildo Minela, resgatou a missão da Auriverde, pois a mesma contempla o propósito da formação de pessoas e a gerência de processos como condições essenciais para o sucesso das pessoas e a busca da sustentabilidade e ainda afirmou que vale a pena todo o investimento feito na formação das pessoas.
O consultor do Sebrae Nedir Alixandri, que conduziu os trabalhos, mostrou-se satisfeito com o desempenho da turma e valorizou cada melhoria e ferramenta da qualidade implantada. Lembrou que o grupo participará de mais dois encontros, nos quais serão formados os Times da Excelência. O consultor Nedir, teve o reconhecimento do grupo pelo brilhante trabalho que fez, percebido nos diversos depoimentos dos integrantes do grupo agradecendo e reconhecendo o seu trabalho.
O encerramento do QT Rural contou ainda com a participação dos gerentes Gilmar Hereck Marcos de Grão Para e Alisson Silva Pereira de Armazém. A colaboradora da Auriverde, Emilly Boeger também participou do encontro e desempenhou com profissionalismo e dedicação a função de “madrinha” do grupo, sendo de fato apoiadora e coordenadora.