Cooperativa Auriverde e SENAR ministram curso sobre proteção de nascentes
A Cooperativa Regional Auriverde em parceria com o SENAR/SC realizou no último dia 12 de julho, um curso sobre Proteção de Nascentes na comunidade do Barro Preto, interior de Maravilha. O curso faz parte do Programa Encadeamento Produtivo da Aurora e do SEBRAE e é direcionado aos participantes dos Programas D’OLHO e QT Rural.
O objetivo do mesmo é repassar aos participantes informações sobre a legislação ambiental, principalmente o Código Florestal Brasileiro, a importância da preservação da água e a metodologia de proteção das nascentes. Esta metodologia desenvolvida pelo SENAR/SC é composta por cinco etapas: identificação da nascente, proteção do local com cerca, limpeza da área, controle da erosão e replantio de espécies nativas.
A instrutora do SENAR Patrícia Melin apresentou os conteúdos teóricos pela manhã e na parte da tarde foi desenvolvida atividade prática na propriedade do agricultor Carlinho Elcir Cella. Nesta atividade foram seguidos os cinco passos e todos os integrantes contribuíram para o isolamento da nascente com uma cerca e o plantio de 70 mudas de espécies nativas.
A partir deste curso fica clara a importância da preservação ambiental, especialmente de nascentes de água. Na avaliação dos coordenadores do curso, todas as iniciativas são válidas quando se fala em cuidar do ambiente em que vivemos e cuidar da água é o primeiro passo. Nos últimos anos tivemos vários períodos de estiagem e em muitas propriedades a falta de água para consumo humano e animal foi bem visível. Precisamos nos atentar para esse problema e desenvolver práticas de conservação de nascentes em todas as propriedades rurais, concluem os coordenadores.