Cooperadas da Auriverde visitam unidades industriais da Aurora Coop
COOPERADAS DA AURIVERDE VISITAM UNIDADES INDUSTRIAIS DA AURORA COOP
No mês de abril, a coordenação dos Núcleos Femininos Auriverde, fundamentada no planejamento feito com a participação das nucleadas para o ano de 2025, realizou um ciclo de visitas a algumas unidades industriais da Aurora Coop e para algumas propriedades com atividades diferenciadas. A importante ação complementa os objetivos dos núcleos femininos que é formação das cooperadas e a difusão do conhecimento sobre as cooperativas e o cooperativismo e tornou-se uma importante forma de intercooperação e troca de informações sobre as cadeias produtivas da suinocultura, avicultura e bovinocultura leiteira e contou com a participação de 130 mulheres nucleadas.
Foram realizadas visitas aos abatedouros de suínos em São Miguel do Oeste, no laticínio em Pinhalzinho e no abatedouro de aves em Guatambu, onde as cooperadas foram recebidas pelos gerentes e colaboradores das unidades. Houve uma calorosa recepção com um café a base de produtos da Aurora Coop, apresentação sobre as atividades relacionadas ao setor e industrialização e ainda, a visitação propriamente dita para o conhecimento dos processos produtivos.
A nucleada e suinocultora Carla Huppler, de Cunhataí, que esteve na visita ao laticínio, fez o seguinte comentário: “A indústria de laticínios é um dos maiores setores da agroindústria e impacta social e economicamente, desenvolvendo toda a região. A Aurora valoriza desde os pequenos produtores rurais, quanto as propriedades maiores que se destacam por investir em tecnologias na produção. Sou produtora rural integrada a Aurora Coop e conheço a realidade do setor agropecuário e foi muito boa essa oportunidade de conhecer o laticínio e um pouco sobre a produção de leite UHT, leite em pó, bebidas lácteas, queijos, nata, requeijão e demais derivados, vendo que a Aurora preza por qualidade na produção, com sistemas de automação, tecnologia avançada para levar todos os seus produtos aos consumidores, garantindo segurança alimentar.”
Já, a avicultora Izolde Bevilaqua Bortolotto, de Maravilha afirma que: “Ter a oportunidade de visitar o frigorífico de aves da Aurora foi fantástico, conhecer todo o processo de abate, e melhor, associar isso a todo o processo que vai desde a chegada dos frangos na propriedade até o envio aos supermercados é maravilhoso. Desde os cuidados ao entrar no frigorífico e as barreiras sanitárias. Uma cooperativa gigante que eu só tenho a agradecer pela experiência e pela visão adquirida. Foi um grande aprendizado. Gratidão.”
A Médica Veterinária e suinocultora Vanessa Herrman, de São Carlos, participou da visita ao abatedouro de suínos, concluiu que “Sem dúvida, foi uma experiência muito boa e importante para podermos ver para onde vão os nossos animais, de que forma são manejados e como são realizados os processos para que assim se transformem em alimentos tão desejados nas nossas mesas. Ver o quanto sério é realizado o trabalho de industrialização, sanidade, organização, higiene, sem dúvidas confirma a confiança nos alimentos e para mim deixa uma sensação de dever cumprido. Digo isso porque sem dúvida o que mais desejamos é que os animais que nós criamos e cuidamos com tanto zelo, virem alimentos ricos e da melhor qualidade na mesa de nossas famílias. Por fim, fico grata pela experiência, feliz pela oportunidade e por ser uma nucleada da Auriverde.”
Nos mesmos dias das visitas às plantas industriais da Aurora Coop, no período vespertino, as nucleadas tiveram a oportunidade de conhecer três propriedades que desenvolvem atividades diferentes das tradicionais. Foram visitadas a propriedade Charlana, da família Lüdke, em Cunha Porã, na qual acontece a ordenha robotizada de 105 vacas; o Recanto das Aves em São Carlos, onde conheceram variedades de aves e demais animais exóticos que tem neste ambiente e a propriedade Morangos Maravilha, da família Knak, em Maravilha, que produz e industrializa morangos e fornece café colonial aos visitantes.
Essa importante ação foi realizada cooperativamente e contou com a ajuda e participação de muitas pessoas, as quais a Auriverde agradece: Greicy Ritter, Edini Kluge, Selvino Giesel , Alexandre Henrique Strassburger, Joana Gusmão, Ruth Rocha, Bruna Camili Scopel, Solange Marciele Fassbinder Klein, Daniela Fátima Toniazzo, Grazielle Martinazzo, Gessica Jaine Veloso, Giseli Bordignon, Sidiane Paula Baldo, Gustavo Oscar Hoelscher, Silvia Mara Moreira Serrano, Ellen Koch Goncalves Dotta, Andressa Karina Roso, Joel Henrique Weber, Letícia Sitil de Ramos, Valter de Ré, Alencar Tosini, Geovani Silva, Elisiane Zambiazi, Wagner Travessini e Cidiane Fedrizzi. Gratidão também às famílias Lüdke, Knak e Schabarumm.