AURIVERDE REALIZA COLETA DE RESÍDUOS DE SAÚDE ANIMAL
A Cooperativa Regional Auriverde, em parceria com a empresa Atitude, realizou no mês de novembro, mais uma edição da coleta de resíduos de saúde animal, oriundos das atividades de avicultura, suinocultura e bovinocultura leiteira. Esta atividade se enquadra no Programa Propriedade Limpa e contemplou os municípios da área de abrangência na Auriverde nas regiões Litoral sul e Oeste.
O Programa Propriedade Limpa tem por objetivo recolher e dar destino correto aos resíduos de saúde animal de forma a atender a Resolução 358/05 do CONAMA, a RDC 306/04 da ANVISA e demais orientações. Os Resíduos dos Serviços de Saúde, Classe 01 (Grupos A, B e E), tem risco de contaminação biológica, química e física e por isso devem ser destinados em local exclusivo e com procedimentos específicos de reciclagem e destinação para evitar danos às pessoas, aos rebanhos e ao meio ambiente.
Nesta edição da coleta do Programa Propriedade Limpa, foram recolhidos 4.960 Kg de resíduos, na região oeste e 1380 na região sul, provenientes das atividades de suinocultura, avicultura e bovinocultura leiteira. Os custos desta coleta são pagos pela Auriverde e é mais um importantíssimo serviço que a Auriverde presta ao seu quadro social.
Daniel Ferrari, vice-presidente da Auriverde acompanhou de perto os três dias de trabalho, a coleta do Programa Propriedade Limpa deste ano foi um sucesso, pois os roteiros e horários foram seguidos à risca. São 06 Rotas e 49 pontos de coleta considerando as regiões sul e oeste. De um modo geral a inadimplência foi muito baixa, com destaque para a rota de Iraceminha que obteve 100% de adesão. Além disso, novos produtores, especialmente os de leite, aderiram ao Programa.
Com a coleta de resíduos do Programa propriedade Limpa, a Cooperativa Regional Auriverde e sócios se adequam às normas ambientais evitando multas e mantem em dia as licenças ambientais, sendo que o mais importante é o ganho do meio ambiente e da comunidade pela destinação corretas dos resíduos.