Alunos da Escola Tupinambá visitam instalações da Auriverde
O dia 28 de outubro passado foi intenso para os alunos do 6°, 7° e 8° anos da Escola de Ensino Fundamental Tupinambá, localizada na Linha Vera Cruz, interior de Cunha Porã e que participa do Programa CooperJovem, um programa desenvolvido em parceria entra a Cooperativa Regional Auriverde, com a apoio do SESCOOP/SC.
Acompanhados de alguns professores da unidade escolar, os alunos realizaram uma viagem de estudos onde conheceram a fábrica de rações e o centro de distribuição da Cooperativa Regional Auriverde em Maravilha, além de uma visita a PCH – Pequena Central Hidroelétrica Mauê, localizada no município de Flor do Sertão.
Conforme relatos de professores e alunos, o roteiro foi muito proveitoso, pois tiveram a oportunidade de conhecer grandes estruturas e excelentes processos produtivos. Na Usina da Mauê, os alunos conheceram o processo de produção de energia, a organização do local, sala de controles e sentiram a vibração do solo devido à força da água ao movimentar as turbinas. Todos ficaram encantados com o lugar limpo e agradável e citaram a fauna e a flora muito bem preservadas.
Já na fábrica de rações da Auriverde, os alunos ficaram encantados com todo o processo produtivo de rações, desde a chegada da matéria prima principal, que é o milho, bem como a adição dos demais itens que compõe a ração como farelo de soja e trigo, sais mineiras, micronutrientes e medicamentos. Ainda conheceram toda a estrutura e os processos adotados no Centro de Distribuição, o qual abastece todas as unidades da cooperativa como lojas agropecuárias e supermercados da Auriverde.
Esta visita, segundo os professores, retrata o cotidiano dos educandos, pois eles tiveram contato com energia elétrica, mercadorias para supermercado e lojas agropecuárias e rações para suínos, bovinos e aves. A maioria das famílias destes alunos são associadas à Cooperativa ou são consumidores dos produtos comercializados pela mesma.