4° FORMATURA PROGRAMA MULHERES COOPERATIVISTAS 2022
PROGRAMA MULHERES COOPERATIVISTAS
O Programa Mulheres Cooperativistas é voltado à formação de mulheres cooperadas ou familiar e colaboradoras da Cooperativa Auriverde e tem como intuito estimular desenvolvimento de competências através do repasse de conhecimento e o desenvolvimento de novas habilidades e atitudes, gerando qualificação para que as mulheres atuem como lideranças na gestão da cooperativa, na condução da família e na propriedade, bem como atuar na comunidade.
Este programa é realizado pela Coordenação de Programas Sociais da Auriverde com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, SESCOOP/SC que é composto por 8 módulos de 8 horas cada, totalizando 64 horas de formação, com os seguintes temas e assuntos:
Conteúdo Programático
Sensibilização.
Educação Cooperativista.
Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar.
Liderança Feminina Cooperativista.
Empreendedorismo Cooperativo.
Oratória e Comunicação.
Educação Financeira.
Organização do Quadro Social (OQS).
Esta formação é especial por seu conteúdo e metodologia, mas torna-se ainda melhor pela atuação brilhante dos instrutores que demonstraram profissionalismo, empatia e capacidade de repassar conhecimento, gratidão a: Ainor Lotério, João Batista Schneiders, Giannie Gimelli Wiltgen, Carolini Berlanda, Neidi Cassol, Greici Rohr e Rafael Watte.
HISTÓRICO
Desde 2015 foram formadas 04 turmas, sendo uma delas na região sul do estado, totalizando 143 mulheres formadas e a partir das formações foi criado o Núcleo Feminino da Auriverde que conta com 106 nucleadas, onde é proporcionado qualificação e aperfeiçoamento pessoal e ações sociais.
Em novembro de 2021 houve a confirmação do SESCOOP/SC para a realização da quarta turma do Programa de Mulheres Cooperativistas da Auriverde. A partir daí, surgiu o desafio da mobilização na qual foram convidadas 40 mulheres, esposas de conselheiros, esposas de líderes, sócias, esposas e filhas de sócios, e funcionárias. Depois de muito esforço por parte da coordenação dos Programas Sociais, formou-se o grupo com 36 participantes, vindas dos municípios de Cunha Porã, Maravilha, Iraceminha, Cunhataí, São Carlos, Tigrinhos, Flor do Sertão e Santa Terezinha do Progresso.
O grupo formado tornou-se forte, comprometido e evoluiu na sequência dos encontros mensais, com a realização das atividades propostas, na aproximação com a cooperativa, nas relações de amizade entre as participantes, na promoção do autoconhecimento e no aumento constante da autoconfiança e autoestima.
O crescimento desta participação, além de valorizar o cooperativismo, proporciona uma condição de sua inserção nos negócios como um todo, dentro da comunidade, investindo em estratégias e iniciativas que visem reconhecer, valorizar e incentivar cada vez mais a presença feminina no sistema cooperativista.
Para a Coordenadora Greicy Ritter: “As mulheres cooperativistas conhecem a importância da união, da ajuda mútua, da igualdade e da solidariedade. Elas encontram o próprio caminho à luz da cooperação e assim iluminadas, também lançam luz para outras que ainda virão. Essa certeza de continuidade traz um significado ainda maior à atuação da Mulher Cooperativista. Ela sabe que um mundo melhor é possível e que o cooperativismo pode contribuir muito para isso, e se vê trabalhando nesta construção... ontem, hoje e sempre”.
A FORMATURA
Finalmente, no dia 20 de outubro de 2022 foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados que ficará marcada nos corações e nas mentes das participantes do Programa Mulheres Cooperativistas. O cerimonial foi repleto de emoção e organizado para valorizar e reconhecer a importância do programa para a Cooperativa Auriverde e contou com importante palestra do professor Renato Oliveira abordando o tema: Informação, Formação e Transformação.
Para celebrar a conquista deste grande objetivo, e que só foi possível ser alcançado através do apoio dos familiares que depositaram confiança e não mediram esforços para que estas mulheres conseguissem chegar até o final desta caminhada, que foi marcada por muito aprendizado autovalorização, mudanças de atitudes e de novos propósitos cooperativistas.
Formandas:
ALINE MARTENS PORFIRIO
ALINE REICHERT HEINEN
ANISIA BLUME DONHAUSER
CARMINA BECCHI MULLER
CLARICE BAUERMANN
CLEONICE MACHRY TERNUS
DAINÁ SCHMITZ SCHLEICHER
DANIELA KNAK MURARI
DELCI J. WERMUTH BERNARDI
DELISE I. MAYER NEUMANN
DERENICE DE LARA ONGARATTO
DOLIANI SACHETT
DULCE HAMMES
INEZILDA WACHHOLZ BOTTIN
IVONI ZANELLA ZORZETTO
JANAINE PAULA BUOLO
JAQUELINE INÊS NUNES
JÉSSICA V.D.S WERLANG
JOICE BALDISSERA LUZZI
JUCERLEI PIEGEL KAPPAUN
JUSSARA GUGIEL
LEILA K. KERKHOFF HEINEN
LIANE S.S. HONAISER
MAGRID KOCH
MARIVETE SIGNOR BATISTI
MILEIDE GRAFF GAEDICKE
NAIR SCHAFER PROCNHAU
NEIVA A. REMPEL GRIEBELER
NOELI KRUMMENAUER
RUBIA T. HERMANN
SOLANGE E. B. GRAEBIN
VANESSA I. RAMM KRUMMENAUER
VERA L. DA SILVA HEISCH
VERONICA T. ENGEL FENER
ZANETE B. DA SILVA NIEDERLE
ZENAIDE HINTERHOLZ GIESEL
O vice-presidente da Auriverde Daniel Ferrari, que representou a direção da Auriverde na solenidade, comentou: “Gostaria de parabenizar as mulheres pelo seu empenho e sua dedicação na busca do aprendizado sobre cooperativismo. Com esse conhecimento, essa formação, tenho a certeza que elas irão construir mais felicidades em seus lares e também reforço a nossa gratidão pela prática do cooperativismo. Onde existe o cooperativismo existe mais felicidade, mais união e as pessoas vivem melhor. Gratidão.”