História do Cooperativismo
Desde as eras mais remotas, as sociedades humanas já praticavam o cooperativismo através da união para a sobrevivência. O cooperativismo é o resultado de séculos de evolução do homem no intuito de melhor enfrentar as adversidades em cada época, sendo que, sempre esteve associada às lutas pela sobrevivência, às crises econômicas, políticas e sociais.
O cooperativismo como conhecemos hoje, tem suas origens na Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra do século 18, época em que a classe trabalhadora sofria com problemas econômicos e sociais. A partir das experiências para superar as dificuldades sofridas, a população criou uma organização formal chamada cooperativa, que era norteada por normas e princípios próprios praticados por todos no intuito de respeitar os valores humanos.
No mundo, a primeira cooperativa oficial da história surgiu no século XIX na cidade de Rochdale, povoado próximo de Manchester, na Inglaterra. Lá, 27 tecelões e uma tecelã que, ao passarem dificuldades econômicas, começaram a se unir para encontrarem, juntos, uma forma de melhorar suas vidas.
No dia 21 de dezembro de 1844 eles criaram uma cooperativa de consumo que se chamou “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”. Através dessa cooperativa os associados tinham acesso à compra de alimentos, sem depender dos grandes comerciantes. Todo o funcionamento era orientado por princípios, que eram respeitados entre os associados, e que de tão representativos, que até hoje, influenciam todo o movimento cooperativista.
Cooperativismo Brasileiro
Em 1847, inicia-se o movimento cooperativista no Brasil. O médico Francês Jean Maurice Faivre, juntamente com um grupo de europeus, fundou, nos sertões do Paraná, a colônia Tereza Cristina, que em bases cooperativistas, contribuiu na memória coletiva como elemento formador do florescente cooperativismo brasileiro.
Representando todo sistema cooperativista do Brasil, a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), constituída no dia 2 de dezembro de 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo, que tem por objetivo principal, o fortalecimento do Cooperativismo.
Dia Internacional do
Cooperativismo
O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano. A data foi instituída em 1923 no Congresso da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), como a confraternização de todos os povos ligados pelo cooperativismo.